O Plano de Ação para a Inclusão Escolar é um serviço especializado que busca auxiliar as escolas privadas na identificação do que deve ser desenvolvido, a fim de garantir o pleno cumprimento dos atuais marcos políticos e legais brasileiros.
Muitas escolas já se dedicam à inclusão. Porém, as inovações da trazidas pela Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Lei 13.146/2015) demandam novos caminhos, serviços e soluções. Além disso, promover a inclusão é mais do que apenas cumprir leis. É também melhorar a qualidade da educação para todos e contribuir para uma sociedade humana e justa.
O que cabe às escolas privadas, segundo a LBI?
Os 18 incisos do Art. 28 da LBI determinam que o poder público deve assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar ações de diversas naturezas. Desses 18 incisos, 16 devem ser cumpridos pelas escolas privadas, sem custos adicionais ao estudante.
O que as escolas devem garantir?
- Atendimento Educacional Especializado;
- Planejamento de estudo de caso;
- Organização de recursos e serviços de acessibilidade;
- Adoção de práticas pedagógicas inclusivas;
- Tradutores e intérpretes da Libras, guias intérpretes e profissionais de apoio;
- Ensino da Libras e do Sistema Braille;
- Oferta de recursos de tecnologia assistiva;
- Articulação intersetorial.
O que deve ser evitado na escola?
- Profissional exclusivo ao estudante com deficiência, para auxiliar nas atividades pedagógicas;
- Atividades e avaliações diferenciadas;
- Material didático não acessível;
- Exclusão ou participação limitada nas atividades além da sala de aula (como jogos, confraternizações, educação física, etc.).
Como minha escola pode se adequar?
- O primeiro passo é saber o que é realizado pela escola e avaliar se as ações atendem ao necessário
- O segundo passo é levantar o que ainda precisa ser desenvolvido para esse fim
- Este é o nosso trabalho: elaborar Plano de Ação com base na coleta e na análise dos dados relativos à inclusão
O que o serviço especializado contempla?
Etapas:
- Análise documental (regimento, Projeto Político-pedagógico);
- Entrevista com gestores, educadores e funcionários (presencial ou remotamente);
- Coleta de dados por formulário online;
- Análise dos dados levantados.
Produtos:
- Parecer técnico sobre as necessidades para a oferta da educação inclusiva;
- Proposta de Plano de Ação.
Para saber mais sobre este serviço, entre em contato!