Muitos são os desafios para que a rede pública de ensino efetive as políticas públicas de educação inclusiva. A formação continuada é um dos pilares desse processo. As gestões necessitam, por isso, observar a necessidade de formação co relação a dois pilares:
Formação das equipes escolares: a fim de que os professores planejem suas aulas com base em práticas pedagógicas inclusivas; os gestores garantam a todos os alunos participação e aprendizagem, com autonomia, e aos professores, familiares e demais profissionais o apoio necessário; os funcionários compreendam e colaborem com o processo educativo inclusivo; os profissionais de apoio auxiliem os estudantes exclusivamente na higiene, alimentação e locomoção, não substituindo o professor e, tampouco, retirando o aluno da sala ou isolando-o; os instrutores e intérpretes de Libras atuem em parceria com o professor de sala comum, garantindo ao estudante surdo o ensino em sua primeira língua, em ambiente educacional inclusivo; e o professor de AEE identifique as barreiras existentes no ambiente escolar e elabore estratégias e recursos para eliminá-las, jamais substituindo o ensino comum e, tampouco, realizando conteúdos escolares (o AEE não faz reforço escolar).
Formação continuada da equipe da gestão central: a fim de que seus profissionais possam atuar na boa organização da estrutura e recursos, tais como transporte escolar acessível, acessibilidade arquitetônica de todas as escolas, implantação das Salas de Recursos Multifuncionais, aquisição de recursos de Tecnologia Assistiva, entre outros; que a aplicação dos recursos financeiros seja otimizada; e que a intersetorialidade seja efetiva, ao estabelecer parcerias que envolvam secretarias da própria gestão pública (saúde, transporte, cultura, assistência social, etc.) ou órgãos e entidades, públicos ou privados, que possam viabilizar a oferta da educação inclusiva.
Os temas a seguir são sugestões para a realização de formações continuadas. Outros poderão ser oferecidos, de acordo com a demanda da rede de ensino.
- Alfabetização e letramento na perspectiva da inclusão escolar
- Atendimento educacional especializado: o que é e para quem
- Brincadeiras mediadas: todos juntos brincando e aprendendo
- Documentação pedagógica e avaliação
- Educação Infantil Inclusiva: garantindo direitos desde cedo
- Estudo de caso como instrumento de organização do processo pedagógico
- Fundamentos da Tecnologia Assistiva
- Gestão e planejamento na escola inclusiva
- Inclusão Escolar e Direitos Humanos
- Jogos pedagógicos acessíveis
- Marcos políticos e legais da Educação Inclusiva no Brasil
- Mediação fílmica (filmes que abordam as diferenças humanas)
- Mediadores de leitura
- Multilinguagens na escola inclusiva (cinema, teatro, música, fotografia, artes plásticas, dança)
- O papel das instituições sem fins lucrativos na implementação da educação inclusiva na rede pública de ensino
- Os espaços escolares como ambientes educadores
- Plano de Atendimento Educacional Especializado
- Recursos pedagógicos acessíveis
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